segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Taquarinha em Minas Gerais

Olá Cesar!

Fotografei este incrível proscopídeo em Bueno Brandão/MG, mais especificamente na Cachoeira dos Bentos no dia 15/11/2014. Ele estava pulando no capim na trilha da direita que leva à cachoeira (quando vi o mato se mexendo fiquei com medo de aparecer uma cobre hehe). Na hora tive certeza que era um bicho-pau, apesar de estranhar que ele pulava ter a cabeça comprida rs.

Então descobri pelo Insetologia que ele na verdade é um gafanhoto! Muito legal! O mais incrível é que ele balança como um bicho-pau autêntico! Fico pensando, como se tem certeza que ele não é um bicho-pau que se adaptou a pular?

Espero que goste do registro!

Abraço!
Marcelo Marques Costa de Santos, São Paulo.
Marcelo, parabéns por identificar este bichinho como um gafanhoto da família Proscopiidae. Eu acho os movimentos deles mais semelhantes aos dos camaleões, que ameaçam dar um passo à frente, voltam, e só depois dão um passo de verdade.

Na verdade, há muitas outras características que vão relacionar os proscopiídeos aos gafanhotos, não aos bichos-pau. Por exemplo, bichos-pau são capazes de partenogênese; as fêmeas podem ter filhos sem machos. Em morfologia geral, facilmente observável, existem ainda espécies de gafanhotos em outras famílias que têm notável semelhança com as taquarinhas, veja este por exemplo.

É muito difícil dar palpite nestes bichos, não tenha como uma identificação segura, mas estou achando que tanto os meus quanto o seu são Cephalocoema sp. (Proscopiinae: Tetanorhynchini), distribuídos por todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário