quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Percevejo Predador de Piolhos de Cobra em São Paulo

Olá, encontrei o site de vcs por acaso. Exatamente procurando algo conhecido no nosso velho Google. Tenho mania de tirar fotos de tudo que é vivo em nosso planeta, a natureza me fascina! 
Encontrei essa espécie e gostei pelo tamanho dela, cor e asas menores que seu quadril (se posso chamar de quadril).
Engraçado que ele tbm se coça (acho q foi isso) estava usando uma pata pra coçar a outra. 
e se sentiu bem incomodado qdo eu estava tirando fotos com meu cel. (desde já peço desculpas pelo desconforto) rsrs 
Ele voa? 
Pica igual formiga? 

Desde já Obrigado. 
Abs
Farley de São Paulo, capital.
Farley, este é um percevejo Reduviidae: Ectrichodiinae e a maioria das espécies neste grupo são especializadas em se alimentar de piolhos-de-cobra. Eu suponho que possam voar bem, mas estas espécies, habitando o mesmo ambientes que os diplópodes, costumam viver escondidos, embaixo de folhas, madeiras, não duvido que algumas espécies tenham perdido esta capacidade, mas o que posso afirmar mesmo é que muitas espécies apresentam dimorfismo sexual, de modo que as fêmeas têm asas reduzidas, e este deve ser o caso.

Sobre a picada, formigas têm duas formas de o fazer, uma que seria a "mordida", com a boca, outra a "ferroada", com o ovipositor/ferrão, no fim do abdome. Estes não têm ferrão e não têm a boca do tipo "alicate-de-corte" que têm as formigas, mas é como se sua boca fosse semelhante ao ferrão, uma agulha, sua picada deve ser bem dolorosa e ainda deve ser tóxico a possíveis predadores, por isso a bonita coloração aposemática.

Eu não acredito que insetos se cocem (com ênfase no eu), mas eles gostam muito de se limpar, uma barata passa mais tempo se limpando do que um gato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário