o inseto aparece num cômodo da casa, onde o piso e o teto são de madeira. Guardei três insetos (das fotos) dentro de um frasco de plástico, com tampa de rosca, por 15 dias, e quando eu abri, para fotografar, eles ainda estavam vivos. A pele deles é dura. As fotos são de hoje. Acredito que eles entram e saem da fresta, que há entre o piso e o rodapé. No forro do teto, do mesmo cômodo, tem morcegos, o que fazer para espantá-los?
Desde, já, agradeço,
Edilene Tourinho de Santa Luzia, Minas Gerias.
Edilene, pra mim seria preciso ver as larvas com mais detalhes e talvez ter uma referência de tamanho, mas me parecem larvas de Zophobas sp. (Tenebrionidae: Tenebrioninae: Tenebrionini).
Nesta dissertação de mestrado, podemos ler na pág. 16:
Por apresentar grande semelhança quanto à forma e tamanho e compartilharem os mesmos nichos, como fezes de morcego e madeira em decomposição, Tschinkel (1984) sugeriu que estas (Z. atratus e Z. rugipes) podem ser variedades de uma mesma espécie.
Neste caso então, os morcegos devem estar criando um ambiente propício para os besouros. Nos comentários desta postagem, há uma dica pra espantar morcegos. Estas larvas não são nocivas, são muito (pelo menos as de Z. morio) usadas para ração animal e, inclusive, humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário