Páginas

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Besouro Estafilinídeo no Rio de Janeiro

olá . encontrei esse inseto varias vezes no meu quintal e agora resolvi enviar uma foto pra saber do que se trata .

encontro sempre embaixo de alguma coisa . tenho criação de galinhas e acho eles embaixo das vasilhas ou de alguma madeira .

esse eu encontrei dentro de um balde com esterco . é muito robusto . preto que até brilha . o maior que achei tinha 2 centimetros . me lembrou

uma tesourinha pelo que tem no fim do abdomen , essa parte vermelha que dá pra ver na foto , me lembrou aquele cerco que as tesourinhas tem só que muito mais forte . fica levantando sempre como se fosse atacar .

. ele todo é muito mais robusto que uma tesourinha . se parece com uma formiga ou uma vespa sem asas . a mandibula fica mexendo como se fosse morder e é muito , muito rápido . corre muito . 
sei que não é formiga nem vespa , apenas estou tentando descrever . não posso me esquecer de dizer também que sempre os encontro junto com larvas de mosca . 
espero que possa matar minha curiosidade . obrigdo .
João de Volta Redonda, Rio de Janeiro.
João, este bicho é um pouco difícil de ser identificado por que, apesar de não parecer, ele é um besouro (ordem Coleoptera) da família Staphylinidae, creio que Belonuchus sp. (Staphylininae: Staphylinini). Ele pode segregar químicas defensivas (em alguns casos, perfumada) e um exemplar de 2 cm eu acredito que possa dar uma ""mordidinha" sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário