Olá! Encontrei o inseto em um vaso de manjericão que minha mãe me trouxe, de Casa Branca, interior de São Paulo. Nunca tinha visto um desses antes, e como estamos "dividindo apartamento" com ele agora, ficamos curiosos...
Ele fica parado lá na plantinha. As vezes muda de folha, mas não vejo fazer muito mais do que isso.
Há dois exoesqueletos brancos e vazios perto dele, mas não sei se os dois são dele mesmo. Um é bem parecido, o outro nem tanto.
Como pode ser visto nas fotos, ele é predominantemente verde, com o fim do abdome apontado para cima, antenas longas que as vezes levanta e balança um pouco. Parece se mover de vagar. Os olhos são avermelhados. Corpo comprido, patas longas, aparentemente não alado.
Nas costas, na parte mais central, ele parece ter o desenho de um "projeto" de tórax de percevejo, o que me faz pensar que não está na fase final de desenvolvimento. Mas pode ser só impressão...
Alguma ideia do que é e se vai sobreviver fechado em um apartamento? Se não posso tentar levá-lo a uma praça próxima.
Muito obrigado pela atenção!
Andrés de São Paulo, capital.
Andrés, ele parece ser uma ninfa de percevejo da família Reduviidae, será alado quando se tornar adulto. Como ele não se alimenta da planta, mas de outros invertebrados, ele sobrevive se houver outros bichinhos na planta, se daria muito melhor em ambiente externo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário