segunda-feira, 20 de julho de 2015

Formiga Trinca em Pernambuco

Cesar, revirando pedras e arvores em decomposição, principalmente coqueiros, encontrei muitos ninhos dessa especie de formiga, que chamamos de trinca por aqui!! Ela não apresenta um formigueiro bem estruturado como as outras formigas, e quando se aproximava elas pulavam. Ainda me arrisco em Odontomachus bauri, por ter registros no nordeste.
Igor Gouveia de Ferreiros, Pernambuco.

Esta é uma Odontomachus (Formicidae: Ponerinae: Ponerini) com certeza, que são conhecidas mais comumente por formigas-de-estalo.

Eu não acredito em O. bauri por ser um bicho ruivo, mas não sei quais variações ela pode apresentar. O. haematodus e O. chelifer também devem ocorrer na região, pelo menos o pecíolo da primeira é semelhante.

Eu gostaria de entender a última imagem. Parece uma pupa, ela era transportada pela formiga?

Estas formigas realizam saltos com a propulsão de suas poderosas mandíbulas mas, curiosamente, existem formigas com pernas adaptadas ao salto (1, 2).


Bruno C. Barbosa: Oi gente,

Se trata de pupa de Phoridae são moscas parasitoides que colocam ovos na cabeças das formigas, essa pupa na ultima foto seria a larvas que depois de sair da formiga faz para virar adulto.

Segue um vídeo demostrando como ocorre isso.

Isso (a decapitação) varia de especie pra especie. Assim como o local onde por o ovo também é mudado de acordo com as especies.

É relativamente fácil ver elas (Phoridae) em campo, ache uma trilha de Camponotus ou Atta e observe que terá algumas mosquinhas menor que as Drosophila voado ela, e onde elas estiverem vai ter umas formigas estressadas
OU

Ache uma ninho de Solenopsis (Formiga-lava-pés) tire a abertura deixado as galerias avista...espere alguns minutos e jaja as mosquinhas apareceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário