Ola Cesar, bem esta foto foi tirada no dia 25 de julho de 2015, numa cidade de Minas Gerais chamada São Gotardo, em uma residência vizinha ao Bosque do Ipê, a priori o bicho se movimentava bastante dentro deste casulo, e como achei muito curioso postei este em um grupo no Facebook, quando voltei no outro dia o bicho nao se movimentava mais, assim dei este como morto, mas o guardei para enviar a alguém que se interessasse a identificar, ontem quando fui prepara-lo para fixá-lo no álcool ele voltou a se mexer, então com um enorme cuidado eu coloquei-o dentro de um vidro de maionese para esperá-lo emergir para assim sanar nossas duvidas de qual bicho se trata.
Winston Kleber, São Gotardo, Minas Gerais.
Oi Cesar, como vai.
Colegas me mostraram estas fotos e sinceramente não faço ideia do que seja. Valmir do Biológico disse que "pode" ser pupa de Mantispidae... Oque acha?
Abraços.
Cesar: Curiosamente, estas imagens já haviam chegado até mim. Até pode parecer pupa de mantispídeo, mas se estou entendendo bem as imagens, o inseto empupou "dentro" da pétala da flor, isto não me parece condizer com sua biologia.
O mais semelhante que vejo, é a fig 4 nesta página. Lá se explica que uma vespa da família Eulophidae parasitou uma larva de mariposa da família Gracillariidae, que são minadoras de folhas, isto explicaria que a pupa se forme dentro do tecido da planta. O empecilho que vejo à minha teoria é que desconheço a existência de minadores de pétalas de flor, mas me parece mais coerente a possibilidade. Há outras imagens semelhantes aqui.
Está com esta pupa aguardando o fim da metamorfose?
ps.: Aleyrodidae produz pupas semelhantes, ver discussão nos comentários.
ps.: Aleyrodidae produz pupas semelhantes, ver discussão nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário