Boa noite cesar! Estou muito assustada pois na semana passada ao fazer o jantar, meu namorado encontrou um inseto pequeno que achanos ser um filhote de barbeiro. Mas não ficamos de neura. Porem hoje estava deitada para dormir, mexendo apenas no celular quando vi um bichinho pousar nele. Pela forma me parecia muito o que vi na semana passada e corri para acender a luz... Tharam! Identico! Devia ter até o mesmo tamanho, com um pedaço de papel higiênico o capturei e fiquei observando, mas é tão pequeno q não sei identificar. Ja tava pronta pra deitar novamente quando pensei em dar uma olhadinha de novo pelo quarto e tinha outro ja com o dobro do tamanho no teto do quarto. Este esta capturado numa vasilha plastica e me parece muito com o temido barbariro! Estou bem assustada. Poderia tentar identificalo? Mandarei foto de ambos, porem a qualidade n esta mt boa e o maior por esta dentro do vai sair un pouco ruim... Ele tem 6 patas, as duas da prente parecem ter uma parte nais grossa, possuem pintas acho q da cor branca. Moro em salvador, em apartamento e o não creio q aqui possa ser propenso a isso, estou assustada.
Fabiana de Slvador, Bahia.
Kel: Não é barbeiro. Nem ao menos é da mesma família que os barbeiros. Pode ficar tranquila. Esse é um percevejo Rhyparochromidae, em inglês seed bug, se alimenta de sementes. O Cesar vai confirmar.
Cesar: A primeira coisa a saber, Fabiana, é que insetos quando alados, são adultos (exceção única). Com esta informação, pelo tamanho que parecia ser filhote, já não era barbeiro. O primeiro parece mesmo ser Rhyparochromidae como a Kel disse. O que foi coletado com papel tem padrões alares e metade do tamanho, então é um bicho diferente, apesar dos fêmures dianteiros semelhantes, na minha opinião precisaria vê-lo melhor, mas não é um barbeiro e não pode ser confundido com um; esta é nossa quinta postagem com riparocromídeos e em todas eles foram confundidos com eles (1, 2, 3 e 4) peço que veja estas três postagens de barbeiros nordestinos: 1, 2 e 3 e esta outra com um imaturo (o inseto menor).
Nenhum comentário:
Postar um comentário