Cheguei à mais de trinta lepidópteras com nome científico, gracas a você, César. Obrigada. Algumas registradas nesse feriadão. A primeira e a quarta parecem riscadas a lápis. Juntamente com a mariposa branca foram no Maranhão, Balsas. As duas miudinhas foram em minha casa no Piauí.
Mariahelena Ferreira da Costa de Teresina, Piauí
Mariahelena Ferreira da Costa de Teresina, Piauí
Eu acredito que a primeira e quarta são as que coloco em primeiro, as duas miudinhas eu não sei, não há referência de tamanho, eu diria que 3, 4 e 6 são bem pequenas.
Esta primeira, muito bonita, deve ser Oxytaphora delta (Noctuidae: Agaristinae). Ela não combina totalmente com nenhuma imagem disponível da espécie, que não são muitas: 1, 2, 3, 4, 5, só que Oxytaphora é monotípico, tem uma única espécie (conhecida), e o gênero mais próximo (de acordo com o primeiro link), não se parece em nada.
A segunda é Diphthera festiva (Nolidae: Diphtherinae). Terceira e quarta são Crambidae: Spilomelinae, Samea ecclesialis (Crambidae: Pyraustinae: Spilomelini) ou espécie próxima e Syngamia florella. A penúltima é Bombycidae: Apatelodinae, elas são muito difíceis de se comparar com exemplares de museus e não há muitas imagens delas vivas. A última é Geometridae, não sei se Ennominae ou Larentiinae.
Nenhum comentário:
Postar um comentário