Saudações caro César esta mariposa que encontrei já duas vezes me pareceu ser uma Cosmosoma mesmo que até hoje não encontrei uma que fosse igual. Mas apresenta detalhes vermelhos e azul metálico. No casal reparei que apenas uma tem as antenas pectinatas. Certa vez li que nas Cyanoplepa o macho possui antenas pectinatas e a fêmea não. Se puderes falar um pouco a respeito dessa diferença e ajudar a identificar esta mariposa vespa. Agradeço muito!
Um abraço
Siddhartha Delphis de Curitiba, Paraná.
Siddhartha, há muitos gêneros de Erebidae: Arctiinae semelhantes a esta. Como exemplo, esta tem as mesmas asas e esta as mesmas pintas. Não consegui certeza de que gênero esta pertence, sugiro por enquanto a possibilidade de um com nome semelhante, Chrostosoma.
Quanto às antenas, é um dimorfismo sexual comum entre mariposas e alguns besouros, os machos têm antenas pectinadas que servem para detectar os feromônios emitidos pelas fêmeas, de modo que tradicionalmente assume-se que, machos com antenas muito pectinadas estão associadas às espécies cujas fêmeas produzem feromônios em quantidade mais baixa. Há espécies em que se observa facilmente a pectinação nas antenas das fêmeas, porém ainda mais abundante nos machos. Symons, Johnson and Elgar (2012) observaram ainda que antenas pectinadas mais longas foram associadas a populações com menor abundância de machos e feromônios de dissipação mais rápida.
Lucas Rubio: Encontrei uma igual em Cotia, São Paulo, e foi identificada como Chrostosoma sp. no grupo "Mothing e Moth-watching".
Lucas Rubio: Encontrei uma igual em Cotia, São Paulo, e foi identificada como Chrostosoma sp. no grupo "Mothing e Moth-watching".
Nenhum comentário:
Postar um comentário