Olá César!
Acredito que este seja um Nilio brunneus da (Tenebrionidae, Nilioninae).
Faz que que acredite seja um palpite acertado. Mesmo que pelas fotos e a grande quantidade de pelos, não consegui contar as 11 estrias longitudinais, mas reparei que há varias estrias pontilhadas sim.
Quando peguei em mãos este miúdo inseto, a primeira reação foi de recolher e peemanecer imóvel por uns 5 minutos. Não percebi nenhum mau cheiro.
Aqui anexo umas imagens.
Um abraço
Siddhartha Delphis de Curitiba, Paraná.
Eu acredito que a espécie é uma boa possibilidade. Mas o artigo dá a entender que os outros representantes do subgênero Nilio também têm estrias nos élitros, e que a forma de se identificar Nilio (Nilio) brunneus é a contagem destas estrias, a presença delas é visível nas imagens, mas realmente não se pode contar. Se a redescrição dos adultos realmente se aplicar a todos os exemplares, eu diria que é outra espécie, pois destaco o trecho das antenas:
Adults (Figs. 15-21). Male. (...) antennae yellow to light brown, darkening from the fourth antennomere to apex. (...) Female. Not distinguishable from males externally.
As antenas me parecem ter coloração uniforme, contrariando a descrição:
Siddhartha: Bom dia César uma preciosa observação! 🙏agradeço (...) Verifique esta foto creio que dá para perceber melhor os detalhes das antenas.
Cesar: Por esta imagem eu volto atrás, sem dúvida a coloração das antenas não é uniforme e combina com a descrição. Não digo que seja seguramente Nilio. brunneus, mas já não vejo empecilhos para que seja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário