Olá! Eu queria saber a espécie dessa lagarta (mandruvá?). Meu Gato anda pelo quintal e minha avó tem medo de que ela possa fazer mal a ele. Sou de Sumaré, interior de São Paulo e essa lagarta lota o bico de papagaio aqui em casa.
Janaina Lagini.
Janaina, elas são mais facilmente reconhecidas pela mancha no dorso do tórax, que parece estar sendo exibida na primeira imagem, Erinnyis ello (Sphingidae: Macroglossinae: Dilophonotini). A lagarta, que tem o corpo totalmente nu, não é capaz de fazer qualquer mal ao gato; este porém, munido de dentes e garras afiadas, pode facilmente fazer mal à lagarta. Digo isto por que, o que precisa ser compreendido aqui é que a planta, Euphorbia pulcherrima (Euphorbiaceae) é uma planta tóxica, que de acordo com Pet Poison Healthline é:
(...) apenas levemente tóxica para cães e gatos. Quando ingerida, podem-se observar leves sinais de vômito, salivação ou raramente diarreia. (...) Dito isto, devido ao baixo nível de toxicidade observado com a ingestão de poinsétia, o tratamento médico raramente é necessário, a menos que os sinais clínicos sejam graves.
Se o gato comer a lagarta, ele muito provavelmente sofrerá os mesmos efeitos de ingerir a planta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário