Olá Cesar,
Essas abelhas foram encontradas no solo de uma das margens das Corredeiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás - GO, no dia 06/06/2018. Acredito que elas estavam sugando sais minerais do solo, assim como as borboletas amarelas da foto anterior que lhe enviei, que inclusive estavam no mesmo local.
Por favor, é possível identificar a espécie? Aproveito para lhe agradecer por todas as identificações que já fez pra mim! Gosto muito de fotografar os bichos e aprender sobre eles tem sido muito prazeroso! Muito obrigada!
Ísis Meri Medri.
Ísis, me parece que ambas são Centris (Apidae: Apinae: Centridini) mas, pra mim, são duas espécies distintas. A maior, é semelhante à fêmea de C. flavifrons, a outra é semelhante a muitas espécies menores, das quais algumas você pode ver na página da UFVJM. Sobre a primeira espécie, Rego et al. (2006) diz:
As fêmeas de C. flavifrons observadas escavaram seus ninhos em solo plano, arenoso e compactado sob forte incidência de luz solar. O acúmulo de areia solta, resultante da remoção do substrato pela fundadora, próximo à entrada dos ninhos, serviu de sinalização, facilitando a localização dos mesmos. Vinson & Frankie (1977) descrevem como um dos requerimentos para nidificação dessa espécie, superfícies horizontais e abertas.Algumas Centris semelhantes à segunda nidificam de modo bem diferente. É visível também que elas parecem estar lambendo o solo. Mas vendo-as no chão, a primeira coisa que penso é nidificação.
Sou eu quem agradece, Ísis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário