Olá, este pequeno inseto voador picou meu pé no banheiro de casa. Nunca tinha visto dele antes. Passei álcool mas continuou a coceira no lugar da picada.
Seria um caruncho de madeira?
(...)
Ah, verdade, me perdoe.
Pindamonhangaba SP. Vale do Paraíba, lugar quente e úmido, originalmente vegetação de mata Atlântica. Atualmente no bairro temos uma horta de alface e couve no terreno em frente, vizinhos com árvores (de um lado abacateiro e uma árvore de folhas largas) e de outro uma parreira e ipe amarelo.
Quando você coloca "predador" qual seria a "presa"? Ele pode trazer algum risco à saúde humana? Temos uma bebê de uma ano, que começou a andar pela casa...
Josimary Oliveira.
Como consta em Ferreira, Silva & Coelho (2001):
Os mirídeos têm sido alvo de estudos pelos danos que causam às plantas cultivadas (WHEELER, 2000a), pela presença de espécies predadoras com potencial para agentes de controle biológico (WHEELER, 2000b), e pelo fato biológico de que grande número de espécies fitosuccívoras, conhecidas como “facultativas” ou omnívoras, apresentar, ocasionalmente, hábitos predatórios (HENRY, 2000).
Ele me parece ser Miridae: Deraeocorinae, e este grupo tem muitas espécies predadoras, no mesmo artigo, todas as Deraeocorini são, e este me parece Brasiliocarnus fraudans (que é o nº 17 aqui), provavelmente se alimenta de pulgões, cochonilhas e outros pequenos insetos, ácaros e ovos de insetos fitófagos, não oferecendo risco para pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário