Boa tarde, Cesar! Tudo bem?
Precisava de uma ajudinha com este cerambicídeo. Estava olhando todas as espécies da família lamiinae que constam no site do Museu de Zoologia da USP e encontrei a espécie Adetus tuberosus que é muito semelhante com o indivíduo que fotografei em Pindamonhangaba/SP.
Pesquisando alguns artigos encontrei este que informa a ocorrência da espécie para Alagoas, Sergipe e nada para SP, assim como outros sites. As demais espécies do gênero não se parecem em nada com o meu.
Será que pode ser esta espécie mesmo?
Agradeço desde já a atenção.
Cah Camargo.
Nesta ocasião (Galileo & Martins, 2003), a suposta espécie havia sido descrita, é natural que não se conheça bem sua distribuição, o texto me parece se referir apenas ao holótipo alagoano, o sergipano é outra espécie. Mas isso foi recentemente revisto:
O exame do holótipo de Adetus tuberosus e a comparação com a descrição original de Typophaula melancholica, bem como a fotografia do holótipo deste último, mostram que são a mesma espécie. Vale comentar que o tubérculo do processo prosternal citado na descrição original de A. tuberosus também é uma das características mais evidentes de T. melancholica. (...) Segundo Monné (2018), T. melancholica, descrito no Brasil (sem localização exata) é atualmente conhecido na Guiana Francesa e no Brasil (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo). Adetus tuberosus foi descrito com base em uma única amostra do Brasil (Alagoas). Esse último registro indica que a espécie provavelmente ocorre em outros estados brasileiros ao longo da costa leste. Santos-Silva, Nascimento& Wappes (2019)
O Catálogo dos Cerambicídeos parece estar considerando como subespécie T. melancholica tuberosus (Cerambycidae: Lamiinae: Apomecynini; acho que deveria ser tuberosa). A comparação dos tipos também pode ser vista no Catálogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário