Bom dia Cesar
Gostaria de retomar nossa discussão sobre as vespas mutillidae...Eu consegui fotografar essa fêmea próxima a um açude. Cheguei a identificação dela como Traumatomutilla ira. Penso que pode ser essa a espécie do macho também já que há dimorfismo sexual. No mesmo local onde encontrei a fêmea, encontrei também essa outra com colaração vermelha e preta. Não sei se pode ser uma casta da mesma espécie ou se é uma outra espécie, o que vc me diz?
Animais do Brasil de Conceição, Paraíba.
Conferindo agora aqui, são cento e trinta e quatro Traumatomutilla spp. (Sphaeropthalminae: Sphaeropthalmini) mais onze subespécies conhecidas no Brasil, de modo que pode ser bem complicado falar em espécie. Mas sim, combina bem com as que já temos aqui como T. ira e aquele macho se parece suficientemente com ela.
Quanto à de tórax vermelho, não sendo insetos sociais como as formigas verdadeiras, elas não produzem diferentes castas. Primeiro eu encontrei nas páginas de Biologia Centrali-Americana uma ilustração de Mutilla porcata, creio que a observação é "variação, variedade" que combina bem com ela. As poucas fotos de M. porcata não combinam tão bem, talvez por conta da suposta variação, as linhas verticais não se encontram com a horizontal mediana. Mas sabendo que este não deveria ser o nome válido hoje, vejo que ela atende por Timulla porcata (Mutillinae: Mutillini), American Insects tem imagens dela identificadas apenas como Timulla sp. (lá ela é Ephutini). Mas interessante mesmo é Cambra et al. (2018) que nos presenteia com a chave para espécies do Panamá com suas respectivas imagens, pelo menos nós vemos que os caracteres usados são sutis e que muitas espécies são bem semelhantes, inclusive a que mais combina lá não é a porcata, mas a nisa, que não está listada entre nossas quarenta e nove.
Nenhum comentário:
Postar um comentário