Aproveitando o asunto, nesta outra foto em outra ocasião, também está visivel o macho da aranha thomisidae, suponho que sejam misumenas sp. No macho aparenta haver um acaro forético. Essa apis com abdomen mais alongado é uma africana, ou africanizada?
Fabio Leoni de São Bernardo do Campo, São Paulo.
O machinho perdeu as pernas dianteiras, que provavelmente apresentavam um tamanho considerável em relação ao corpo. Através de inventários faunísticos, eu acredito que Misumena não ocorra pelo menos de São Paulo e mais ao sul, eu acredito que sejam um casal de Musumenops.
Não me parece que nós tenhamos no Brasil abelhas africanas, o que temos são resultado de cruzamento de várias subespécies, as africanizadas são as com maior predominância de características das africanas Apis mellifera scutellata (Apidae: Apinae: Apini: Apina). Não é possível identificá-las por foto e dificilmente é com o bicho em mãos, elas são mais diferenciadas pelo comportamento agressivo, enxames maiores e, principalmente, morfometria e análise genética, veja Grassi (2009). O abdome alongado costuma indicar uma rainha.
As mosquinhas parecem diferentes uma da outra, não sei se ambas são Milichiidae.
Nenhum comentário:
Postar um comentário