sexta-feira, 6 de março de 2020

Mariposas Oxydia no Rio Grande do Sul

Olá, Cesar!
Estou postando as fotos de duas mariposas que parecem ser Oxydia trychiata, especialmente a primeira, com as duas manchas mais claras, mas são um tanto diferentes. Qual a tua opinião?
Cláudio Timm do Rio Grande do Sul.
A O. trychiata (Geometridae: Ennominae: Ourapterygini) me parece a princípio certa, não vejo outra que combine melhor. Esta diferença vista entre elas na coloração e as asas falcadas da segunda me parecem condizente com dimorfismo sexual neste gênero, de modo que poderíamos ter um casal, com a fêmea abaixo. O problema é que comparando muitos exemplares eu não vejo um sequer assim nesta espécie (1, 2), mas vejo em galerias de BoldSystems identificadas como Oxydia trychiata group (um exemplar entre os demais) e Oxydia trychiata gr (duas formas de se fdizer o mesmo). Se existe um grupo de espécies O. trychiata, seja ele agrupando espécies similares ou um complexo de espécies crípticas, acho que é assim que elas devem ser tratadas.

Concluindo, se foram encontradas em um mesmo local, eu acredito que sejam um casal de uma Oxydia semelhante pelo menos semelhante a O. trychiata. É bom constar que esta segunda é menos distinta e há outros gêneros que produzem espécies semelhantes (1, 2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário