Apareceu no quintal, Amparo SP
Rodinei Santos.
Rodinei, não está muito claro pra mim, mas me parece ser alguma Gnaphosidae, não representam perigo algum.
Rodinei: Boa noite César, um zoologista de um grupo do Facebook identificou ela como Teminius insularis (miturgiade) em um app chamado spider identifer ele identifica como a clubionidae, poderia me dizer as diferenças entre elas, obrigado !
Cesar: Pode ser Teminius mesmo, mas elas costumam ter coloração mais característica. Eu já troquei esta por Gnaphosidae outra vez. Elas pertencem a um mesmo grupo de aranhas, como você pode ver no World Spider Catalogue, muitos gêneros que eram considerados Clubionidae migraram para Gnaphosidae e Miturgidae. O mesmo acontece se checar as outras famílias. Isso quer dizer que a mesma espécie pode pertencer a famílias diferentes, dependendo de pra quem você pergunta. Geralmente, essas mudanças passam a ser consenso, mas há muitos casos em que não é. Segundo chave europeia, não tenho nacional, as diferenças são:
Clubionidae: Fiandeiras posteriores com dois segmentos, mas segmento distal curto e arredondado; pernas curtas e robustas; perna II mais longa que a perna I; fila ocular posterior distintamente mais longa que a fila anterior; prosoma dorsalmente com um sulco mediano; olhos e fieiras como na fig.
Miturgidae: Fiandeiras posteriores claramente com dois segmentos, segmento distalmente cônico; pernas longas, perna I consideravelmente mais longa que a perna II; fileira ocular posterior não maior que a fileira anterior; prosoma (cefalotórax) sem sulco dorsal.
Muitas destas características, só vendo o bicho em mãos com lupa ou vendo imagens muito nítidas e ampliadas.
No caso, ao comparar diferenças entre T. insularis com Clubionidae, estamos comparando uma espécie com uma família inteira, se as marcas no corpo estiverem bem visíveis, fica difícil confundí-la com outra: (1, 2).
Clubionidae também, pelo menos até 2011, só se conhecia esta em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário