Olá César! Deixo uns mosquitos com você (mas não é da dengue, kkkkkkk). Dia 12/12/2020 apareceu esse muito bonito, embaixo de uma folha de bananeira abacateiro. O de 28/12/2020 estava em uma cerca de madeira, junto com alguns outros poucos indivíduos da mesma espécie. O de 22/12/2021 apareceu a noite em casa. Será que é possível descobrir mais sobre eles? Desde já agradeço!
Jefferson Coelho de São Pedro do Suaçuí, Minas Gerais.
12/12/2020 e 28/12/2020
22/12/2020
Se este primeiro é macho de Chironomidae (Culicomorpha) como penso, é o mais esquisito que já vi, não tenho ideia de qual seja. O segundo, deve ser Tipulomorpha, por eliminação, acho que não é Tipulidae, deve ser Limoniidae. O próximo, eu fiquei um tempo tentando em Bibionomorpha, mas também por eliminação, devo estar errado, meu palpite fica em Limoniidae também, esta é uma família bem maior e menos representada que os tipulídeos. A aparência do primeiro me lembrou uma broca-pequena-do-tomateiro e do último uma vespa braconídea.
Aos leitores, estamos chamando de mosquitos, mas nenhum destes suga sangue.
Atualização: Walther Ishikawa (Planeta Invertebrados), reconheceu o primeiro identificado em um fórum como Oukuriella sp. (Chironominae: Chironomini). Encontrei fotos e ilustrações de bichos "desmontados" que mostram manchas semelhantes nas asas e tórax.
Atualização Fev/2023 - Jefferson: Cesar, com ajuda do Walther identificamos os outros dois:
o 2º é do gênero Teucholabis (Limoniidae: Chioneinae: Eriopterini), já o 3º é do gênero Neognophomyia (Chioneinae: ?).
Nenhum comentário:
Postar um comentário