1- Encontrei essa vespa entrando no burraco de uma parede, quando ele chega perto do buraco tem um outro da mesma espécie (acho que é um casal) que sai do buraco e sube nas costas do que chegou e assim os dois juntos entram no buraco. Depois uma das vespas torna a sair e quando volta repete o processo que relatei. Em um outro dia que eu olhei o casal fez um procedimento diferente quando um chegava o outro saia, e quando o outro voltava aquele que estava no buraco saia e aquele que chegava entrava no buraco (Em suma nesse novo procedimento o casal ficava fazendo rodízio de quem saia e de quem entrava). Em alguns momentos o que chegava trazia algo na boca, em outros momentos quando os dois estavam no buraco elas ficavam fazendo um zumbido.
2- Perto desse lugar encontrei outro buraco com outra vespa só que essa era mais "gordinha" e tinha o abdome amarelo e com listras pretas. Essa parece ser um "Enxu". Ela também ficava entrando no buraco só que essa parece que estava sozinha (não consegui tirar fotos melhores dessa pois era muito rápido quando ela entrava e saia).
Poções - Bahia
Weslen Pereira.
Na minha opinião, temos uma, ou como disse, um casal de Trypoxylon (Crabronidae: Crabroninae: Trypoxylini) e uma Pachodynerus sp. (Vespidae: Eumeninae: Odynerini), ambas espécies que nidificam em cavidades preexistentes, a primeira captura aranhas, a segunda realmente mimetiza o enxu, provavelmente captura lagartas e tem causado problemas para a aviação na Austrália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário