Oi Cesar! Estou mandando o relato de acidente da Natalie Mascarenhas De Milito/ Sorocaba-SP. Aproveitei p colocar justo aqui nessa postagem da Kel manipulando lagartas urticantes para reforçar duas coisas: 1 - que o bicho não fica espreitando para queimar alguém propositalmente e 2- deixar claro que manipular um animal como esse envolve riscos. Então vamos lá:
Ela esbarrou na lagarta quando estava podando uma falsa-íris (Neomarica caerulea). Precisou de atendimento médico:
"Os sintomas de formigamento e dor irradiada [da mão até a lateral do tórax] persistiram por 2 horas e o inchaço e dor na mão até ser atendida e medicada (recebi anti histamínicos corticosteroides -foram 2 sendo um deles hidrocortisona 100mg- juntamente com dipirona e complexo B direto na veia dentro de solução fisiológica)".
Ela fez questão de dizer que foi medicada e muito bem atendida pelo pelo pessoal do posto de saúde e TB pelos funcionários do hospital para o qual foi encaminhada (#vivaoSUS)!
Apesar do acidente, a Natalie não matou a lagarta. Ela colocou num terrário arrumadinho para acompanhar o desenvolvimento da bichinha🤩 (Como faz p surgir mais gente consciente assim???).
Ela enviou perguntando se era Podalia, mas lembrei daquela conversa de Podalia x Megalopyge do outro dia. Encaminhei esse mesmo post. O que vc acha? Ah, pedi que ela enviasse fotos quando concluir o ciclo.
TaMi.
Eu entendo que pode estar fora desta discussão e que deve ser Megalopyge undulata vulpina (Megalopygidae).
Nenhum comentário:
Postar um comentário