Boa tarde César. Hoje encaminho para ID esta linda mariposa que fotografei em Itatiaia no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Com pequenas diferenças, ela combina com a Chlorhoda thoracica (Erebidae: Arctiinae: Arctiini: Arctiina) vista em Learn About Butterflies, mas vejamos o que diz o texto:
Chlorhoda thoracica é uma espécie incomumente colorida. Se molestada, de repente abre suas asas, revelando suas asas traseiras e abdome vermelho-sangue, presumivelmente para indicar a potenciais predadores que é tóxica ou impalatável. Esta espécie é restrita aos Andes orientais do Peru.
Concorda com a distribuição citada Savela, que mostra no sudeste do Brasil apenas C. amabilis, a mesma única espécie que aparece no Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil.
Desta espécie, parece que temos apenas a descrição (Hypomolis amabilis), que diz que, ao contrário daquela espécie, as asas traseiras são predominantemente amarelas, "the patagia edged with crimson" faz referência às linhas vermelhas vistas no tórax e a ilustração que acompanha, onde as marcas pretas nas asas do primeiro par são mais para pontos do que para pequenas linhas ou triângulos, característica que me faz ter dúvida quanto à espécie, apenas digo que C. amabilis é de longe a mais provável pela distribuição conhecida, bom seria podermos ver o segundo par de asas e a coloração do abdome.
Encontrei também este palpite de identificação de C. amabilis, mas este deve estar errado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário