domingo, 21 de agosto de 2022

Aranha Vermelha em Minas Gerais

Boa noite! Primeiramente, muito obrigado por este espetacular site e por esse fabuloso trabalho de identificação de insetos e aracnídeos. É a segunda vez que busco ajuda aqui e, seguindo as instruções de postagem, acredito estar próximo (talvez?) da solução. Contudo, se o pequeno aracnídeo sobre o qual tenho dúvidas tratar-se da aranha-marrom, não poderei me ancorar na minha própria convicção, uma vez que não sou especialista, por isso, peço-lhes ajuda novamente! O que posso dizer sobre ela é que o seu tamanho não excede o de uma moeda de cinco centavos. Como estava à noite, usei o flash da câmera, mas não pude identificar com precisão se ela é marrom escuro ou marrom avermelhado.

Diferentemente de outras aranhas do mesmo tamanho, ela se move muito calmamente e não parece ter se incomodado com vibrações na superfície onde estava. Creio que, se fosse outro tipo de aranha caseira, como aquelas de pernas compridas que às vezes surgem nos cantos das paredes, ela teria fugido quando sentisse qualquer trepidação. Essa aranha, entretanto, continuou a se movimentar lenta e calmamente. Encontrei-a num cômodo da casa, um ambiente seco, bem iluminado, um pouco empoeirado e com uma janela grande que dá pra um jardim ao lado. Nos arredores da casa, alguns loteamentos com capim seco. Cidade de Luz, interior de Minas Gerais e muitas propriedades rurais pelos arredores. Peço desculpas pela má qualidade da foto e sei que, infelizmente, isso dificulta a identificação, mas foi a única foto que consegui tirar. Muito obrigado de antemão! Espero estar errado sobre ser esta uma aranha-marrom, mas, caso seja, estou ciente acerca dos riscos e tomarei providências para mantê-las afastadas. Obrigado novamente!
Boa noite, César! Novamente, muito obrigado pela ajuda e pelo conhecimento! Hoje, novamente, encontrei outra dessa pequena aranha em casa. Peço desculpas pela má qualidade da foto. Sei que isso, infelizmente, dificulta a identificação, mas, tendo-a colhido com cuidado num recipiente transparente, pude filmá-la melhor hoje. Se for conveniente e de alguma ajuda manter mais este registro como acervo para o site, por favor, fique à vontade.

Espero que isso ajude outras pessoas a reconhecê-la, também. Sabendo, agora, que ela é uma predadora da aranha marrom, passarei a preservá-la. Esta, que filmei, já está solta, inclusive. Forte abraço e muito obrigado novamente!
Brendan.
Sim, mas há um contra nesta história: aranhas-marrom são nativas, Nesticodes rufipes (Theridiidae) é uma espécie exótica, introduzida há muito tempo e presente em quase todo lugar onde existe o ser humano. O exemplar do vídeo é um macho.

Muito obrigado, Brendan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário