Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Ácaros Hematófagos Ornithonyssus em Minas Gerais

Olá pessoal.

Gostaria da ajuda de vocês para identificar um inseto que apareceu em casa.

A primeira vez que foi observado ele estava no sofá, a primeira vista ele se parece muito com filhote de carrapato, porém quando observado mais de perto vimos que não se trata de carrapatos, esses insetos observados não pulam, andam muito rápido e são menores que 1mm, sua aparencia é preta, quando espremidos eles ''esfarelam''.

A minha mãe desenvolve quadro de prurido quando em cotato na pele com esses minusculos insetos, já eu não sinto, apenas os vejo e sinto se movimentando sobre a minha pele.

Após a limpeza do sofá com o aspirador de pó eles sumiram.

Agora 2 meses houve novamente uma forte infestação na casa onde meu ouriço vive, o viveiro dele é feito de madeira e além disso tem uma forte presença de cupins.

Normalmente a limpeza é feita com água sanitária e aspirador de pó, usamos tapetes do tipo capacho para forrar o viveiro e são trocados para higieização a cada 5 a 7 dias.

Resido em Juiz de Fora - MG, há presença de outros animais no ambiente, gato, 2 cachorros, 1 jabuti, 2 ouriços (apenas no viveiro de um foi observado esses insetos), aparecem pombos e outras aves, existem muitas plantas também.

Obrigado pela ajuda.
Tarcisio Gruppi.
Nem carrapato e nem inseto, mas muito mais próximo dos primeiros do que dos últimos. São ácaros (Arachnida: Acari), todas as vistas são ventrais, mas me parece condizente com Ornithonyssus sp. (Parasitiformes: Mesostigmata: Dermanyssina: Dermanyssoidea: Macronyssidae), que são ácaros hematófagos; O. bursa e O. sylviarum são associados a aves e O. bacoti é associado a roedores, mas todos podem picar humanos e outros animais, os dois primeiros não irão sobreviver apenas do sangue de mamíferos e a fonte de infestação geralmente é algum ninho de pássaros abandonado no telhado ou caixa de ar condicionado, já se for o último, os ouriços devem precisar de tratamento e talvez ainda os outros animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário