segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Grilo Falangopsídeo e Vespa Parasitoide em São Paulo

Olá César! Tudo bem?
Faz tempo que não comento aqui haha o Identifique-voce-mesmo tem me ajudado :D
Mas estou com um amiguinho que não consigo descobrir quem é de forma alguma!! tem um buraco na parede do meu quintal que saem alguns várias vezes no dia, e a maioria das vezes voltam com o que eu imagino ser o grilo-comum. Eles trazem esse grilos maiores que eles, voando ou mesmo arrastando, quase sempre essa espécie, e parecem estar "paralisados", pois quando caem das garras do amiguinho desconhecido continuam imóveis.
Visualmente eles parecem uma mosca-soldado, mas não sei se é, pois não achei nada sobre esse comportamento e nem se havia por aqui. Também pensei que poderia ser uma espécie de vespa pelo comportamento de paralisar a presa e levar para a "toca", mas também não achei nada parecido.
Você tem alguma idéia??
Vou procurar a foto que tirei e postar aqui, é bem difícil tirar porque são rápidos, estão sempre "trabalhando" e voando.
A foto da presa e do predador abaixo: kk
Obrigada!!
Fabiana Machado (Gazerocker) de São Paulo, capital.
Não vou conseguir precisar, algumas Sphecidae também caçam grilos, mas continuo com Crabronidae: Crabroninae, talvez algo mais para Lyroda sp. (Miscophini) do que o palpite que dei antes de vê-la.

A grila, talvez seja a mesma espécie registrada pelo Lucas (a segunda), agora tenho um palpite, Ubiquepuella telytokous (Phalangopsidae: Paragryllinae: Paragryllini).

Nenhum comentário:

Postar um comentário