Oi Cesar!
Nos meses quentes aparecem MUITAS mariposinhas dessa (confirmado o gênero Cisthene no Inat). Também apareciam lagartas minúsculas q eu suspeitava q eram dessa msm mariposa. Consegui terminar um ciclo que confirmou a suspeita, mas o adulto voou antes que eu pudesse tirar fotos. Então estou anexando mais imagens, incluindo a lagarta e a pupa.
TaMi de Minas Gerais.
Como eu disse em 2019, as Cisthene spp. (Erebidae: Arctiinae: Lithosiini: Cisthenina) podem ser encontradas também como Illice, é assim que estão no CTFB. Os padrões alares são próximos de I. roseiceps, mas tudo indica que não é ela por causa da cor da cabeça e tórax.
TaMi: Cesar, complementando essa postagem:
Há alguns dias, achei uma fêmea. Estava chovendo e ventando muito, e ela estava virada, grudada perto dos ovos. Ainda estava viva, então peguei e coloquei num canto seco. Olha aí a situação e a aparência dos ovos! Achei interessante q eles não estavam aderidos à superfície. Não sei dizer se são assim normalmente ou se é pq ela tentou fazer a postura e o clima rebelde impediu q os ovos fossem postos da maneira q deveriam ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário