Olá Cesar, ótimo ano de 2023 pra vc meu amigo! Olha, envio esse besouro que encontrei em 2 situações distintas. Havia este numa folha, vivo e saudável.... e próximo, num tronco caido e podre, havia, ao menos, uns 5 mortos e com uma espécie de fungo. Quem seria essa espécie? E ele morreu em decorrência do fungo, ou o fungo se aproveitou da morte dele?
Obrigado,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Algo bem curioso, um besouro-dos-fungos sendo consumido por fungos. Taxonomia de fungos pode ser um pouco complicada, mas me parece um do grupo Cordyceps (Cordycipitaceae, Ophiocordycipitaceae e Clavicipitaceae), encontrei um registro semelhante identificado como Cordyceps, mas suspeito que possa ser Ophiocordyceps. O hospedeiro deve ser Iphiclus (Iphiclus) tenuecinctus (Erotylidae: Erotylinae: Erotylini).
Feliz ano novo!
Atualização Abr/2023 - Tales Jr.: É um Ophiocordyceps, do grupo/complexo O. buquetii (antigamente Stilbella buquetii).
Originalmente O. buquetii foi descrita infectando um coleóptero (Curculionidae), porém é tratado como um complexo pois só há dados moleculares de individuos infectando formigas, que são similares morfologicamente, porém ainda é bem incerto. Essa espécie também já foi relatada infectando Erotylidae por R.A. Samson e colaboradores em 1981.
Nenhum comentário:
Postar um comentário