sábado, 28 de janeiro de 2023

Provável Mosca das Latrinas no Espírito Santo

Olá novamente, César. Depois de um tempo estou de volta, e dessa vez com uma mosca bem diferente das que vejo por aqui.. é o seguinte, encontrei ela na parede próxima da janela e até pensei ser uma mosca-varejeira, mas me parece diferente e até maior, seria uma Ornidia sp. ou não? Também não encontrei nomes populares.

Ah, ofereci mel a ela como você pode ver na imagem mas ela não quis, não sei do que ela se alimenta porque não encontrei em nenhum lugar também..

Guaçuí (ES)
Erik.
A Kel fechou um ciclo do que parece um macho da mesma espécie que esta.um macho da mesma espécie. Eu sugeri Ornidia (Syrphidae: Syrphinae: Volucellini), que teria a coloração diferente por ainda não ter atingido a coloração final, eu teria dito Copestylum se não fosse pela aparência da larva; agora me ocorreu porém que, como o gênero tem quatro subgêneros no Brasil, a morfologia das larvas poderia ser diferente entre eles, justificando que seja Copestylum. Mas revendo o da Kel, ali nos "ombros", ele tem um "caroço", que me parece ser o calo humeral, mas que talvez seja a notopleura é característico de Ornidia, pelos ângulos fotografados está mais difícil julgar neste, mas como confio que sejam uma mesma espécie, mantenho esse palpite.

Ornidia são moscas-das-latrinas, fazendo parte da família das moscas-das-flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário