quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Besouro Limexilídeo em Minas Gerais

Olá. Qual seria a ID? Eu nunca tinha visto um anteriormente, até achei que fosse um mini Drone espião governamental pq ele voando é ainda mais sinistro do que ele parado. xD Quando ele voa o corpo não fica ereto, o gigante abdome dele fica caído/pendurado e balança, doideira total. Ele ficou buscando as luzes das lâmpadas a noite toda, uma vez sem luzes ele se repousou na parede do meu banheiro e ficou imóvel até a manhã do dia seguinte quando eu abri a cortina da porta de vidro e ele se atraiu pela luz do dia transpassando a porta de vidro, então eu abri a porta e ele foi embora. A região aqui fica no interior do Noroeste Mineiro (topo do Estado já ao lado de Goiás, DF e Bahia). Obs: esses pedaços de outros insetos eu creio que foi pq ele passou em alguma teia de aranha e esse "bololô" grudou nele, e ele devia ter cerca de 5/6cm.
Phelipe.
Os pendurados parecem formigas aladas, mas nos últimos segmentos abdominais há um monte de ácaros pegando carona, o que chamamos forésia, difícil parece ser encontrar um desses sem ácaros pendurados. Não parece, mas esse bicho é um besouro com corpo alongado e élitros reduzidos. A identificação é Atractocerus sp. (Lymexylidae), A. brasiliensis parece ser o mais comum, suas larvas já foram coletados em tronco de pinheiro.

É quase uma via de regra que quem envia fotos tenha visto pela primeira vez, mas pelo nosso número de registros, eles são mais comuns do que parecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário