Olá, bom dia! Gostaria de dizer que amei o seu trabalho, Cesar. Me ajudou muito enquanto "criava" esta fofucha que vou compartilhar, bem "woolybear". Só ia compartilhar, mas se for possível identificar a espécie final, show. Cheguei até Erebidae: Arctiinae: Arctiini, talvez spilosoma sp, mas vi que tem uma parecida com uma listra branca que foi classificada como páracles. Acho que a minha não é páracles, mas certamente não piquei meu dedo pra ver se queimava, hehe, só manuseio e limpo a "casa" com varetinhas e luvas. Sou de São Paulo/SP - Ipiranga, encontrei esta larva no meu bonsai de amoreira preta. No início, comia uma folha a cada 3 noites, depois, chegou a 7 por dia. Fato interessantíssimo: ainda que eu tenha visto muitas da mesma cor no seu site, quando pequena, ela tinha cores exatas da terra e tronco do bonsai. Quando cresceu, passei ela para um vaso marrom com terra preta em um canto, ela foi ficando marrom e preta, achei que fosse mimetismo com o ambiente, mas pode ser coincidência. Seguem fotos da fofa. Depois do último ínstar que acompanhei, ela ficou menos cabeluda, tipo "cortou as pontas" e os espinhos ficaram mais visíveis como agrupadinhos, "moitinhas". tive que conseguir folhas de amoreira extras, porque meu bonsai já não era mais suficiente para supri-la. Coloquei em pote bem maior, cheio de gravetos, varinhas, terra, etc, mas há dois dias ela se enfiou em baixo de folhas secas para empupar. Parece que já estava procurando lugar, e talvez por eu borrifar um spray de água diariamente ela mudava, agora não vou fazer isso. Não consigo mais vê-la, mas não quero mexer antes de ter tempo seguro de ela estar firme em seu casulinho. Assim que ela emergir, estou confiante que vai, mando foto para vermos o que ela se tornou. Muito obrigada! Abraços.
Tânia Berti.
Muito obrigado, Tânia. Localizei a postagem, é bem antiga, erro meu, toda vez que eu tiver dito que parece uma Spilosoma, melhor entender alguma Spilosomina, subtribo de Arctiini, Spilosoma é gênero do Hemisfério Norte, tanto do Novo como do Velho Mundo, com espécies chegando à América Central, mas aparentemente sem qualquer uma no Brasil. Aqui, eu aposto em uma bela Hypercompe sp.
Atualização - Tânia: Boooa noite, Cesar! Olha só quem "renasceu" hoje: uma gigante leopardo muito linda ínea fofa sp, hehe (Hypercompe Scribonia?) Quando olhei o balde ela já estava secando as asinhas na vareta. Tirei umas fotos, fiquei um pouco com ela e precisei sair, 2 horas depois ela já estava tentando voar pelo balde. Apaguei a luz de fora e soltei, ela deu um vôo menor, parou no chão, no próximo já foi longe, sumiu. Até coloquei um mini pratinho com água e mel perto do bonsai de sua origem, mas ela preferiu ir explorar o mundo, muito linda!!!! Coloquei várias fotos, você escolhe as melhores :) Muito obrigada por ajudar no crescimento dela. Abraços
tem várias parecidas, agora olhando, além da scribonia não ter registro aqui, tem uma ou 2 bolinhas azuis e achei as asas mais formato "mosquito"- ovaladas enquanto esta nossa parecia mais retinha em baixo, mas ela estava secando as asinhas quando tirei as fotos. Se abrir acho que a parte lateral é mais comprida mesmo. Pena que não consegui tirar foto com as asinhas abertas. Achei a Oslari, mais parecidinha, só que a deles (americanos) não parece vir com "óculos de sol", a nossa é mais bonita, hehe. A do livro achei diferente, mas a que você classificou no site como hypercompe sp, é bem parecida e tem olhinho similar. Acho que fofucha lindoínea sp cai bem para ela, kkk
Cesar: Não só há muitas semelhantes, como dentro de uma espécie os padrões são variáveis, realmente estou preferindo não chutar qual a espécie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário