Oi, Cesar.
Hoje apareceu esse (?) aqui, perto do crisântemo, da begonia e da pitangueira.
É mais ou menos do tamanho de uma mosca, tem a forma triangular, é verde amarelado com o final do corpo avermelhado. A parte de baixo é marrom e caramelo. Não sei se tem asas ou antena. Você conhece esse?
Desde já, agradeço.
Caterina Helena Marcopoulos de São Paulo, capital.
Este é um soldadinho da família Membracidae, provavelmente Stictopelta sp. (Darninae: Darnini). Sempre dei o palpite nesse de Stictopelta (Membracidae: Darninae: Darnini), mas pode ser outra Darnini, talvez até mais provável que seja Hebetica sp.; eles têm antenas curtinhas e têm asas, inclusive, como visto em Mckamey & Sullivan-Beckers (2019), são diferenciados por elas.
Caterina: Oi, Cesar.Olha, esse bichinho é um ator nato! Eu ia soltar ele, aí pensei pela posição que estava morto. Coloquei em um pedaço de papel toalha pois dava pra ver as asas e - ele saiu voando.
Enfim, vou acrescentar essas fotos do futuro ganhador do Oscar, pois dá pra ver bem ele. Ah, e a ordem que eu coloquei é inversa, primeiro ele estava largado de costas e depois desvirou e saiu voando.
Muito obrigada pela id e até o próximo bichinho
Cesar: As asas do bicho apontam pra uma direção bem diferente dentro da família. Pelo que consegui, tudo aponta para Erosne sp. (Smiliinae: Amastrini), sendo que o CTFB lista apenas E. bracteata e a espécie mais recente, E. parvula. Minha impressão é que são semelhantes em vista lateral, mas bem diferentes em vista dorsal ou frontal, por possuírem uma crista ao invés de serem arredondados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário