Encontrei essa gracinha de esperança-líquen em área rural de Ibiúna/SP. Gostaria de confirmar o gênero, seria Machima sp.?
Maria Moraes.
Primeiro a certeza é que temos fêmea de Tettigoniidae: Phaneropterinae: Dysoniini: Markiina. Isolando as espécies que estão registradas em São Paulo por Orthoptera Species File (distribuição que pode e deve estar incompleta), ficamos com Machima itatiaia e Machimoides minarum, só achei imagens de um macho para cada um.
Agora consultando a literatura, temos em Antunes & Takyia (2020), que descrevem a primeira espécie:
Machima e Machimoides são considerados gêneros intimamente relacionados, compartilhando muitos aspectos da morfologia externa (Rehn 1950). No entanto, Rehn (1950) distingue esses dois gêneros com base na presença de um espinho alongado nos lobos geniculares anteriores das pernas dianteiras e médias, na forma do fastígio e, principalmente, no tamanho e morfologia do cerco masculino.
Estes espinhos nos "joelhos" eu não vejo nem nas imagens que achei para compararmos, A forma da "testa", ela tá virada pra lá e os cercos da fêmea não valem. Se eu tiver que dizer qual dos dois ela mais parece pra mim, eu diria Machima itatiaia, ressaltando o tamanho dos espinhos nas pernas traseiras e que os mesmos autores dizem que "infelizmente, nenhuma fêmea desta espécie é conhecida".
Nenhum comentário:
Postar um comentário