Boa noite, rapazes, agradecendo sempre pelos comentários. Eis mais algumas miúdas...Todas no Piauí
Maria Helena Ferreira da Costa.
A primeira cai em um grupo de lepidópteros cujos padrões se repetem em espécies de diversas famílias. É uma Pyraloidea, vejo semelhantes identificados como Chrysauge flavelata e Nachaba diplagialis (Pyralidae: Chrysauginae), não sei nem se é uma das duas, deixo em aberto. A segunda deve ser Spoladea recurvalis (Crambidae: Spilomelinae).
A terceira combina com Coenipeta medina (Erebidae: Erebinae: Omopterini), como são vinte espécies do gênero no CTFB, não duvido que seja outra quase idêntica, mas pelas outras que vejo, dá pra apostar nela. A quarta é daquelas que me dá a certeza que é familiar, mas quando vou tentar encontrar, não consigo. Parece Erebidae.
Em seguida temos a fêmea de Enyo lugubris lugubris (Sphingidae: Macroglossinae: Dilophonotini) e depois deve ser a noiva-do-arroz Rupela albinella (Crambidae: Schoenobiinae) ou algo em torno disso, sendo apesar de tão diferente, aparentada da segunda.
Jefferson Coelho: A quarta seria uma Epidromia. Temos E. pannosa, E. lienaris e E. zetophora. Acredito que seja uma das duas primeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário