Boa tarde César. Hoje encaminho para ID este Mantispideo mímico de vespa que fotografei em Teresópolis no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Notei que Mantispidae no CTFB, o gênero Anchieta, assim como as outras espécies de Symphrasinae não estão listados, pesquisando por ele, vi que está sendo considerado lá como Rhachiberothidae e, pelo que vejo, esta é a classificação mais moderna (Winterton et al., 2018; Ardila-Camacho et al., 2021). Esta subfamília, é conhecida como ectoparasitoide de larvas de vespas e abelhas.
Segundo Rasmussen & Ardila-Camacho (2021):
Anchieta é o menor gênero de Symphrasinae, incluindo oito espécies pouco conhecidas encontradas do Panamá ao sul do Brasil, com a maioria das espécies distribuídas pela floresta amazônica (Ardila-Camacho et al.,2018; Oswald, 2020). O gênero é notável entre os gêneros Symphrasine, já que todas as espécies mimetizam diferentes grupos de Hymenoptera (...), e se distingue de outros gêneros da subfamília por ter um proeminente, proeminência rombuda no trocânter anterior e uma célula radial anterior reta na asa dianteira (Ardila-Camacho et al., 2018).
Como A. fumosella é a espécie reportada como sendo mímica de vespídeos, esse então é o meu palpite, porém o indivíduo é mais escuro do que a imagem em Alvim et al. (2019) e aparentemente mais claro do que o holótipo da espécie.
No caso, ele se mantém aparentado dos mantispídeos verdadeiros na superfamília Mantispoidea, sendo assim não um mantispídeo, mas um "mantispóideo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário