Oi Cesar. Encontrei no dia 20/05/2023 essa pupa em São Paulo/SP. Estava entre essas duas folhas da 6a foto e na folha superior tinham várias destas estruturas brancas, não sei se é algum tipo de ovo ou pupa de parasita. A mariposa emergiu na madrugada do dia 01/06. Creio que seja do gênero Prochoerodes, mas espécie estou na dúvida, pois há umas 3 parecidas.
Cah Camargo.
No CTFB, curiosamente, nós temos Prochoerodes Grout, 1882 (Sterrhinae, 1 espécie) e Prochoerodes Grote, 1883 (Ennominae, 4 espécies). O nome dos autores é muito semelhante e o ano da descrição muito próximo, não sei qual é a deste primeiro, estamos falando de Ennominae, considerando que esta primeira está no lugar errado, temos cinco espécies: P. costipunctaria, onustaria, striata, tetragonata e completaria.
Sobre a primeira e a última não encontro nada, imagino que sejam mais raras e assim menos prováveis. A terceira dá pra descartar pelo habitus, ela quase não tem a projeção no segundo par de asas, pras outras duas tem chave em Chalup (2003), genitália não dá pra examinar, mas entendo que, entre essas duas, seja P. tetragonata. Não consigo bater o martelo, mas acho que esta é a mais provável, talvez não sem objeção, por que todos os exemplares de BoldSystems têm uma pequena linha curva no ápice das asas do primeiro par, mas a ausência pode ser variação natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário