Oi! Encontrei essa lagarta de mariposa/borboleta na entrada da minha faculdade (UFBA - Campus anísio teixeira) dia 19/06, em Vitória a Conquista/BA.
Tentei identificar por google lens e outros aplicativos, bem como por postagens daqui do site (mais próxima que achei foi dentro de Sphinx sp) mas tive dificuldades porque as características não batiam 100%: essa lagarta apresenta um prolongamento na cabeça, uma linha horizontal em cima e uma única linha diagonal perto da cabeça.
Era mais grossa que um dedo opositor, e do tamanho de uma mão mediana.
Segue as fotos:
Ana Carol.
Ana, eu não entendo como ocorreu a confusão, a lagarta estava inerte? Pergunto por que o prolongamento e a linha diagonal está na outra extremidade, vendo-a se locomover, isso ficaria evidente: a cabeça está retraída, escondida pelo tórax, o que pode parecer cabeça do outro lado é o processo anal e as últimas pernas falsas.
O gênero Sphinx não ocorre no Brasil, este é um gênero do Hemisfério Norte e principalmente da América do Norte, mas também do Velho Mundo. Temos muitas espécies da família Sphingidae, dentro dela não é uma espécie muito distinta, elas sempre têm o chifrinho atrás, muitas delas são verdes. Na minha opinião, se trata de Cocytus antaeus, uma de nossas maiores espécies
Nenhum comentário:
Postar um comentário