sexta-feira, 21 de julho de 2023

Aranha Teridiídea, Díptero e Possível Parasita no Espírito Santo

E aí César, dessa vez queria saber se tem como chegar a gênero nessa bonitinha que encontrei fazendo teia pela casa (no meio da madrugada). Eu tentei tirar mais fotos dorsais, mas ela é rápida.. é uma Theridiidae, mas não sei qual exatamente. Acredito que tenha aprox. 4mm com as pernas, pode ser filhote ainda, né?

Guaçuí, ES.
(...)
Esqueci de uma coisa.. eu fui dar uma mosquinha a ela hoje e depois dela ter capturado aconteceu uma coisa um pouco bizarra, me lembrou vídeos de parasitas que infectam artrópodes. Olha só isso, não ficou muito bom, mas é possível ver esse possível parasita: (figs. 5-6)

O estranho é que ele não se movia, fiquei observando por um bom tempo e só ficou na mesma posição..

(e só uma observação, a mosquinha acabou caindo na água antes de eu ter dado ela a aranha)
(...)
Só mais uma coisa, ela me lembrou Parasteatoda pelo padrão do abdome.. estava ansioso querendo ver uma a muito tempo, mas não deve ser possível chegar a gênero ainda, né?
Erik.
Machos são mais difíceis de se identificar por foto do que fêmeas. Há aquelas Theridiidae que sempre aparecem e uma série de gêneros, a maioria, que são raramente vistas por quem não faz coletas em campo. Parasteatoda eu não creio que seja, meu melhor palpite é Tidarren, que produz machos bem menores que as fêmeas.

Quanto ao díptero e o suposto parasita, seria muito bom reconhecer que díptero é esse pra poder avançar em compreender o que aconteceu. Eu não descartaria viviparidade, isso ocorre em muitos grupos de Diptera como obrigatória ou facultativa. Parece sair dela como um nematoide, mas tem pra mim aparência de larva de Diptera.

Atualização Ago/2023: O díptero é um mosquito-dos-fungos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário