Olá Cesar, td bem? Encontrei essa lagarta hesperiidae enrolada na planta espinhosa da foto (Bromeliaceae). Detalhes na cauda (4 pontos pretos) e as pintinhas na cabeça podem ajudar! Coletei para criar....ela empupou, mas dias depois a pupa escureceu porque estava parasitada, e fiquei na saudade! :(
Saberia quem poderia sair daí? Obrigado
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Encontrei registros de uma muito semelhante, que foi identificada como Neoxeniades luda (Hesperiinae: Hesperiini: Calpodina): 1, 2. Como a espécie não é conhecida no Brasil, só posso apostar que seja outra do gênero, mas não encontrei outro registro que mostre imagens semelhantes.
Marcelo: Pois é Cesar, e não é que encontrei 2 pupas dessa lagarta da bromélia, e uma já estava quase pra nascer? Então, nasceu e estou postando as fotos dessa Neoxeniades sp. para ver se chegamos à espécie correta! Será que consegue pra nós?
Cruzei o que temos no CTFB com o que temos em Butterflies of America e a primeira coisa que notei é que duas espécies do CTFB estão em outro gênero no BOA (1, 2), essas não combinam. Entre as Neoxeniades de BOA, primeiro isolei as três brasileiras de coloração mais próxima (1, 2, 3) e dessas, não tenho dúvida que fico com N. scipio, restando saber a subespécie, que me parece ser a nominal, N. scipio scipio. Ela é a única que aparece em Orlandin, Piovesan & Carneiro (2020), já sabia que era semelhante pela descrição da cabeça da larva, mas algumas coisas não batiam, como apenas duas manchas na parte posterior ou a pupa de coloração creme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário