Boa noite César. Hoje encaminho para ID esta mariposa que fotografei no PE Intervales em São Paulo. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Nós temos uma mariposa semelhante que foi identificada como Arotros striata (Apatelodidae: Apatelodinae). Mas segundo o CTFB, nós temos além dessa no Brasil, A. giustii, A. moseri e A. nozama. Seguimos para o que dizem Herbin, Orlandin & Carneiro (2021):
Externamente, a cor amarelada homogênea das quatro asas com veias marrons mais escuras contrastantes permite o reconhecimento imediato do gênero Arotros em Apatelodidae. Mas a identificação das espécies precisas não pode basear-se apenas no habitus, pois mais ou menos todas as espécies do género apresentam uma aparência externa semelhante. Os melhores critérios de separação diagnóstica são encontrados na genitália masculina.
O mesmo artigo mostra a foto do Marquinhos postada aqui no Insetologia e diz que a espécie não foi determinada, sendo coerentes com o texto acima. Mostram também um mapa de distribuição conhecida, por este critério ela estaria entre A. moseri moseri e A. striata, mas mais perto da primeira, cuja coloração parece tender a ser mais clara, motivo pelo qual eu ainda apostaria em A. striata, mas sem análise da genitália, até espécie nova poderia ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário