Bom dia. Encontrei este inseto na minha cozinha e logo fiquei preocupado se seria um barbeiro. Após uma busca, supus que fosse da subfamilia Sphaeridopinae, e portanto, um besouro caçador de piolho-de-cobra. Esta correta esta suposição? Não é perigoso, certo?
Moro em Itaipava, no Rio de Janeiro.
Davi B.
Algumas correções, se trata de um percevejo, não um besouro, Sphaeridopinae está correto, mas os que são conhecidos por predar piolhos-de-cobra são um outro grupo. Até onde eu tinha informação, havia literatura antiga que afirmava que eram hematófagos, mas isso passou a ser questionado por ausência de evidências e então, muito pouco se sabia sobre sua biologia.
O que eu vejo agora é que Weirauch/UCR está dizendo que são predadores de cupins, a espécie deve ser Sphaeridops amoenus, não representa perigo algum. Você ainda tem o bicho? É maravilhoso poder vê-lo em vista ventral, esta é apenas a nossa segunda postagem do grupo e tem pouquíssima coisa publicada. Se tiver, poderia fotografá-lo de lado, para vermos ainda melhor o rostro/boca? Parece ser muito reduzida.
Davi: César, obrigado pelas informações. Tentei tirar algumas fotos melhores do bicho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário