Boa tarde,
Do início de janeiro pra cá, começamos a achar esse bichos dentro do nosso apartamento, em João Pessoa, Paraíba, no 15o andar, dentro de uma sanduicheira muito velha, que ficava em cima do balcão da cozinha. De vez em quando abríamos a sanduicheira, que geralmente tinha restos de pão, e víamos um bicho, aí ele corria e se escondia. Fiquei tão cismado que doei a sanduicheira e comprei uma nova totalmente diferente, com medo de ter uma infestação dentro da sanduicheira velha.
Pois bem, na primeira semana, achei novamente um desses bichos perto da sanduicheira nova. Aí fiquei preocupado porque vi que o problema não era a sanduicheira velha, pois eles continuavam aparecendo.
Mobilizei a casa toda pra quando identificarem um bicho daquele, me chamarem. Já achamos na soleira da porta da cozinha, em cima do balcão da cozinha (onde fazemos pão), no chão da cozinha, duas vezes na porta do móvel acima do balcão da cozinha e em cima da mesa da sala de jantar, onde tínhamos colocado um pão quentinho que tínhamos acabado de fazer.
Depois conseguimos flagrar um entrando voando pela janela da cozinha e pousando no chão. Depois disso, passei a fechar a janela da cozinha à noite, já que sempre aparecia na cozinha. Então, no outro dia, flagrei também um na área de serviço e outro no escritório (esses dois ambientes também tem janelas abertas à noite), além de outro chegando pela janela da varanda , onde tenho várias plantas, aparentemente nenhuma com nenhuma praga, no máximo poucas cochonilhas.
Comecei a perceber que eles aparecem, na maioria das vezes, embaixo de onde fica a luz (a luminária) do ambiente, como se ele tivesse entrado atraído pela luz, mas não tenho certeza se isso faz sentido.
Agora estou na dúvida se existe alguma infestação deles dentro da cozinha (já procurei e não achei) ou se eles simplesmente estão vindo voando, entrando pelas janelas.
Até agora 80 a 90% das vezes eles foram encontrados na cozinha e à noite.
Por favor, me ajude a espantar esses bichos do nosso apartamento, achamos muito nojento eles viverem na cozinha, pois é lá que fazemos e guardamos os alimentos.
Como acabar com eles? Como espantá-los? Existe algum repelente natural pra eles? Como evito e como acho possíveis infestações?
Aqui tem um vídeo dele andando numa folha de papel que coloquei (no fim do video dá pra ver bem eles em movimento):
ps.: Informação que pode IMPORTANTE, mas só me passou pela cabeça agora.Esses bichos começaram a aparecer, depois que novos vizinhos se mudaram pra cá , eles têm cachorro, por sinal muito fedorento.
A porta da casa deles fica de frente pra porta da nossa cozinha, a menos de dois metros uma da outra.
A porta da casa deles fica de frente pra porta da nossa cozinha, a menos de dois metros uma da outra.
Márcio Aranha.
Sem dúvida, se trata de um besouro da família Nitidulidae, os hábitos deles são muito variados e está difícil identificar com maior precisão, pra poder assegurar de onde eles vêm. Segundo BugGuide, a alimentação deles é: "fungos, matéria vegetal, seiva, frutos em decomposição; muitos associados a flores, carniça (...), ninhos de abelhas (...), ninhos de formigas (...); alguns podem danificar os produtos armazenados (...). Larvas de alguns gêneros atacam larvas de (certos) besouros.
Dito isto, me lembra a broca-do-morangueiro Lobiopa insularis (Nitidulidae: Nitidulinae: Nitidulini). Segundo BugGuide, gostam de frutos em decomposição, não especificando quais, mas são bem conhecidos atacando frutos maduros de morango, Agrolink cita ainda manga e goiaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário