Boa noite,
Preciso que alguém me ajude com um problema.
Hoje, agora na verdade, fui olhar às lagartas que estou cuidando, mas uma delas está estranha, se debatendo muito.
E tem esse líquido marrom, meio avermelhado, espalhado nela, e também expõe essa estrutura q imagino ser algo usado pra se defender.
Esse líquido também estava espalhado pelo pote onde elas ficam, por precaução separei as outras dessa.
Hoje a tarde elas estavam todas bem, inclusive duas delas estavam trocando de "pele", mas agora essa está assim, nao tenho certeza se ela é uma das que fez a troca hoje, e se talvez seja por isso que ela esteja assim, por que aconteceu algo de errado na troca, ou se algum bicho a atacou, quem sabe eu possa ter feito algo que a fez mal.
Daniel Passo do Sobrado, Rio Grande do Sul.
Eu vejo que é uma Brassolini (Nymphalidae: Satyrinae), mas não estou decifrando qual. Greeney et al. (2011) fala em glândula cervical, Borges, Borges & Zarbin (2014) em "glândulas prosternais emparelhadas" enquanto Vegliante & Hasenfuss (2012) em glândulas exócrinas que, pelo menos no caso do adenosoma, me parecem todos estarem se referindo à mesma estrutura ou estruturas análogas.
No primeiro, há uma linha que diz:
Quando perturbadas por beliscá-las suavemente ou escová-las com uma folha, as larvas geralmente não respondem. Larvas de quarto instar, no entanto, ocasionalmente recuam e evertem parcialmente sua glândula cervical. Muitas vezes, elas continuam a bater lateralmente a cabeça e o tórax durante vários segundos após serem perturbados.
Aqui nós temos uma explicação para a glândula evertida, para ela se debater e para a mudança de comportamento, neste artigo não vejo nada sobre o líquido, mas se a glândula é exócrina, ela expele alguma coisa, há lagartas que espirram ácido por aí. Neste caso, tudo poderia ser explicado por elas estarem se sentindo perturbadas, a questão é o que as está perturbando. Por último, creio que há a questão dela estar tombada, isto eu não acho que seja natural, ela deve estar doente, mas não sei de quê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário