Olá, César. Encontrei esse inseto em 30 de agosto de 2023 à noite aqui em Pernambuco. Ele é muito barulhento e no dia seguinte estava morto. Pensei que fosse um filhote de mamangava, porém as listras onde acredito ser o tórax me deixaram em dúvida. Gostaria de saber que inseto é esse e se há algum perigo caso eu o pegue nas mãos.
Wevertton David.
Recapitulando algumas das últimas postagens, filhotes de mamangava são larvas e com apenas um par de asas não temos uma mosca, talvez seja difícil perceber pela foto, mas seria mais fácil com o bicho morto.
Esta é uma mosca da família Acroceridae, nosso primeiro registro desta família, acredito que seja Exetasis sp. (Panopinae).
Segundo BugGuide:
A larva de primeiro ínstar (planídio') procura aranhas. Quando uma aranha entra em contato com um planídio, a larva agarra a aranha, sobe pelas pernas da aranha até seu corpo e abre caminho através da parede do corpo, muitas vezes alojando-se perto dos pulmões (pilmotraqueia), onde pode permanecer por anos antes de completar seu desenvolvimento.A longevidade dos adultos é geralmente bastante curta (3 dias a aproximadamente 1 mês). A maioria dos planídios de primeiro ínstar devem procurar suas aranhas hospedeiras e podem rastejar ou pular com movimentos "semelhantes aos de uma lagarta mede-palmos". Há apenas uma geração por ano, mas muitos panopíneos parecem ter apenas uma geração a cada 5-10 anos devido aos estágios imaturos mais longos de seus hospedeiros migalomorfos.
Há uma chave atualizada em Lovati & Alves (2023), uma pena que não envolve coloração, precisaria ver com clareza as veias das asas e melhor a cabeça pra chegar na espécie. Só que eu suspeito que esse exemplar baiano é a mesma exata espécie, a chave, pra mim, leva a E. calida, mas a ilustração da asa não combina exatamente.
Wevertton David: Olá César, desculpe pela demora. Aqui vão mais algumas fotos e também uma confissão. Assim que encontrei esse inseto, ele estava sujo de terra. Descobri-o justamente pelo barulho que ele faz, então tentei limpá-lo com alguns pingos de água. Esse é o motivo deste pano. Também esse pode ter sido o motivo de ele ter morrido. Além disso, gostaria de saber se ele apresenta algum perigo para os humanos.
(...)
Pesquisei sobre e descobri que ela é até que rara de se encontrar. Além de viver poucos dias (já que ela tem partes bucais não funcionais e não consegue se alimentar), o seu desenvolvimento na fase larval é bem complicado. Ignore a pergunta que fiz sobre perigo aos humanos, presumi que não haja perigo para humanos apenas para aranhas. Estou muito feliz por ter encontrado essa mosca, primeiro animal relativamente raro que encontro. Além disso, em pesquisas não achei nenhuma com cores iguais a essa, o que pode torná-la ainda mais rara, já que pode ser de uma espécie ainda mais incomum.
Cesar: Me desculpe mais ainda pela demora e por não ter respondido à pergunta inicialmente, faz um tempo que tudo está atrasado aqui. Isso, você respondeu às perguntas. Dípteros, em geral, são de vida curta, se viver um mês (como adulto), viveu muito, ainda que se alimentem. Alguns acrocerídeos têm probóscides bem longas, essas se alimentam de néctar; no caso desta, as peças bucais são atrofiadas, incapaz de se alimentar, já seria inofensiva com peças bucais funcionais, ainda menos sem elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário