Boa noite César. Hoje encaminho para ID esta Esperança-predadora que fotografei em Teresópolis no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Meu melhor palpite é Cerberodon viridis (Tettigoniidae: Listroscelidinae: Listroscelidini), mas no meu entender está furando as descrições em Fialho et al. (2014), onde
C. viridis: Esta espécie pode ser distinguida de C. portokalipes pela seguinte combinação de caracteres: (i) tégmina mais longa que abdome, (ii) tíbia anterior com superfície ventral enegrecida.C. portokalipes: Esta espécie pode ser distinguida de C. viridis pela seguinte combinação de caracteres: (i) tégmina mais curta que o abdome, não cobrindo os dois últimos segmentos abdominais nos machos, e não cobrindo os últimos cinco segmentos abdominais nas fêmeas, (ii) tíbia anterior com superfície ventral acastanhada escura quando morta, laranja escura quando viva.
Meus comentários é que temos claramente um macho pela terminália e pelo aparato estridulatório. As tégminas são mais curtas que o abdome, mas não tanto. O que vejo enegrecido ou laranja escuro na face ventral das pernas em outros exemplares, me parece ser o fêmur, não as tíbias (confira os links), se ele tem uma dessas características não dá pra ver por esse ângulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário