Olá!
Gostaria se saber se esses opiliões são da mesma espécie ou não (qual?) pois foram encontrados em mesmo ambiente, no interior do Paraná. Sabe se é possivel identificar macho e fêmea? Seria pela cor ou pela forma do corpo?
Abraço
André Luiz Zarpellon.
Morfologicamente, esses que são mais triangulares me parecem machos, os mais ovais fêmeas. Agregações de indivíduos de uma mesma espécie é comum entre opiliões, tolerar diferentes espécies, se ocorre, eu desconheço, me parece mais seguro buscarmos outra explicação para a diferença de cor, talvez uma ecdise recente por parte dos avermelhados ou uma variação intraespecífica. O "gigante" destacado na segunda imagem me faz pensar que os demais ainda são jovens:
Ao contrário de outros grupos de aracnídeos, muitas espécies de Opiliones parecem ser altamente tolerantes a conspecíficos. Várias espécies formam densas agregações diurnas consistindo principalmente de subadultos e adultos de ambos os sexos. Em geral, os indivíduos se agregam em locais protegidos e próximos a uma fonte de água. O número de indivíduos nesses grupos varia de 3 a quase 200 entre os Laniatores (ainda mais em outros grupos). Machado, Rocha & Giribet.
Qual a espécie eu estou bem inseguro em dar palpite, seria bom conseguir ver melhor os espinhos nas pernas e isto está bem difícil. Parece meio lisa nos machos, como um Discocyrtus ou Krateromaspis (Opiliones: Laniatores: Gonyleptidae: Neopachylinae.
Nenhum comentário:
Postar um comentário