Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Percevejo-de-Renda em Brasília

Oi, Cesar, tudo bem? Sou sua fã demais e sua página é uma das coisas mais preciosas da internet, já me ajudou a identificar vários bichos ATÉ QUE ONTEM encontrei esse amigo da tribo Tingini DENTRO DE UMA OOTECA de aranha, que não sei se foi abandonada. Não consigo achar de jeito nenhum a espécie, já revirei o inaturalist e pesquisas científicas.

Caso o capuz tenha sido quebrado, imagino que possa ser um Corythaica cyathicollis, mas o escutelo parece muito curto para isso e o padrão das manchas das asas não é exatamente igual aos que achei.

Estou em Brasília, DF.

Me ajude a desvendar esses mistérios :)

Att
Lilian Roizman.
Opa, que legal Lilian, muito obrigado. Eu acho que você está correta em que temos um Corythaica (Tingidae: Tinginae: Tingini) com o capuz quebrado, neste gênero o CTFB nos dá C. cyathicollisC. monachaC. umbrosa.

Pelo que vejo das referências de alguns artigos, nós devemos ter chave para separar estas espécies em um artigo citado como: "Hurd, M. P. 1945", "Poor Hurd M. 1945" ou "Poor, M.E. (1945)". A monograph of the genus Corythaica Stål (Hemiptera: Tingidae). Iowa State College Journal of Science, 20(1), 79–99. Fica até difícil saber quem é o autor com tantos nomes diferentes, mas temos Margaret Eva Poor Hurd, não consegui esta publicação na Biodiversity Library e se tem como baixar pela Iowa Libraries, eu também não consegui.

Fiz montagens para ter uma noção melhor do habitus completo do bicho. O que temos agora é: também acho que não bate com C. cyathicollis, C. monacha chega mais perto, o contorno do paranoto está um pouco diferente do exemplar do link, mas parece até se aproximar mais desta ilustração do que aquele,  admitindo certa variação, não vejo tanta objeção e C. umbrosa, pelo menos pela ilustração em Monte (1942), parece passar longe. O que eu acho difícil é que nós tenhamos menos espécies no Brasil do que há na Argentina, onde Montemayor & Melo (2012) já listavam nove espécies, ou o CTFB está bem incompleto ou creio que pouco se conhece da nossa fauna, é melhor nos contentarmos com o gênero.

Mas ele estava mesmo dentro da ooteca, ou era de um abrigo construído pela aranha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário