sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Besouro Serra-Pau Onocephala no Rio de Janeiro

Bom dia César. Hoje encaminho para ID este besouro Serra-pau que fotografei em Teresópolis no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Está um pouco difícil saber como chamá-lo por que, segundo o Catálogo dos Cerambicídeos ele é certamente um Onciderini, mas até Batista (2000) nós tínhamos este e outros relacionados em Onocephalini. Mais que isso, temos alguns gêneros diferentes apresentando padrões semelhantes, mas entre todas, a espécie que mais me agrada é a lacordairei, que no catálogo é Onocephala, mas Batista fez umatransferência:
A espécie em questão apresenta os ápices das mandíbulas subafilados, o escapo e o flagelômero III subiguais em comprimento, mais longos do que os demais e a superfície da base elitral finamente granulada, caracteres congruentes com o gênero Perma. Este fato tomou necessária a transferência de Onocephala lacordairei Dillon & Dillon, 1946, para o gênero Perma, resultando na nova combinação proposta: Perma lacordairei (Dillon & Dillon, 1946) comb. nov. 

Ainda que Batista esteja certo, como o Catálogo dos Cerambicídeos eu tenho por referência e esta combinação vejo apenas nesta tese de mestrado, o meu melhor palpite neste exemplar fica Onocephala lacordairei (Cerambycidae: Lamiinae: Onciderini). Se estou certo também, deve ser a primeira imagem do bicho vivo, não vejo outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário