Páginas

sábado, 30 de novembro de 2024

Lagartas Ninfalídeas em São Paulo

Boa tarde, Cesar! Como você está?
Estou por aqui novamente, estou reescrevendo, pois não loguei e não consegui anexar as fotos na publicação anterior.

Contextualizando...
Como eu disse recentemente, estou cuidando de algumas lagartas de euptoeita hegesia que apareceram por aqui e até então elas só foram alimentadas com plantas do gênero turnera, especificamente a flor-do-guarujá/chanana.

Ontem encontrei no jardim uma possível lagarta de anartia jatrophae e também li que ela gosta de comer folhas de erva-cidreira e de hortelã. Percebi que ambas as espécies (euptoeita hegesia e a possível anartia jatrophae) convivem bem, elas não se atacam e ficaram até próximas uma da outra. Por chegar nessa conclusão, deixei ambas no meu pequeno borboletário.
De noite, coloquei a planta hospedeira de ambas dentro do borboletário. Flor-do-guarujá para as euptoeitas e erva-cidreira e hortelã para a possível anartia.
Bom, hoje de tarde percebi que minhas lagartas de euptoeita hegesia não estavam reagindo bem, não estão andando, porém quando manuseio as mesmas não consigo bater o martelo e dizer "Morreu", existem reações mínimas.
Indo direto ao ponto, aqui fica minha questão: A erva-cidreira e hortelã poderiam ter intoxicado as lagartas de euptoeita hegesia? Eu realmente não sabia que elas poderiam se alimentar de algo que as fizessem mal.
Existem mais ou menos cinco lagartas de euptoeita que ficaram assim após a chegada da anartia e consequentemente daquilo que a segunda espécie come.

Estou muito triste, de verdade, mas precisava tirar essa dúvida porque se isso for verídico não voltarei a misturá-las.
Gomes de São Paulo, capital.
Euptoieta (Nymphalidae: Heliconiinae: Argynnini) em cima e Anartia (Nymphalidae: Nymphalinae: Victoriniini), mas a Anartia eu teria dado maior segurança, a Euptoieta tem a cabeça preta?

Eu não tenho qualquer experiência com criação de borboletas, mas eu poderia acreditar que essas plantas seriam repelentes para Euptoieta, não que ela se alimentaria dessas plantas. Não é novidade criar lagartas diferentes juntas, com suas respectivas plantas, não creio que seja este o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário