Páginas

quinta-feira, 27 de março de 2025

Possíveis Dípteros Hematófagos no Pará

Boa tarde.
Belém - PA -, área urbana, apesar de ter terreno baldio ao lado do prédio, e encontrei esse bicho me mordendo, sugando sangue, poderia ser uma mosca? Ou pium? Na segunda imagem, contém a picada dele, que gerou leve coceira, inclusive, uma picada na região do pulso deixou uma pequena cicatriz.
Haila Granhen.
Haila, eu estou tendo muito dificuldade de identificar este bicho, não se vê bom detalhes dele. Mas pelo menos a gente pode isolar as famílias de dípteros hematófagos e, tendo consultado livros pra não deixar nada pra trás, não me pareceu combinar com nenhuma delas. Você tem a certeza de que ele chegou a sugar sangue? Se conseguir flagrar mais dele, peço que envie mais fotos.

Haila: Sim, só consegui tirar essa foto dele, mas tem uma visão ampliada da mesma imagem. E ele não é o único bicho, também estou vendo outros (segunda imagem), esse com mordida dolorosa. Ambos em área residencial, apartamento, porém com terrenos baldios ao lado, não sei se influenciaria.
Sim, a imagem é ampliada é o mesmo que aplicar zoom na primeira. Este segundo, até acho que pode ser Silumiidae (pium, borrachudo) ou talvez Ceratopogonidae (maruim, mosquito-pólvora) que parece que picam de forma mais dolorosa, mas ainda não está me parecendo muito por essa foto. Caso tenha algum abatido, mesmo que o corpo se danifique como costuma acontecer, fotografar as asas, de modo que se veja as veias seria o ideal.